Diabetes Mellitus Gestacional

Diabetes mellitus gestacional é definido como uma intolerância a carboidratos, que se inicia durante a gestação atual e não preenche os critérios diagnósticos de diabetes mellitus tipo 1 ou 2. O diabetes se instala em mulheres cuja função pancreática é insuficiente para vencer a resistência à insulina causada pelos hormônios placentários. É o problema metabólico mais comum na gestação. Os fatores de risco para diabetes gestacional são:
– Idade materna maior que 25 anos;
– Sobrepeso/obesidade;
– Antecedentes familiares de diabetes em parente de primeiro grau;
– Antecedentes pessoais de alterações metabólicas: pré-diabetes, síndrome dos ovários policísticos, hipertrigliceridemia, hipertensão.
– Antecedentes obstétricos: duas ou mais perdas gestacionais prévias, diabetes gestacional, polidrâmnio, macrossomia (recém-nascido anterior com peso maior 4kg), óbito fetal/neonatal sem causa determinada, malformação fetal.
Na primeira consulta pré-natal deve ser solicitada a glicemia de jejum. Se a glicemia for menor que 92 mg/dL, a gestante deve ser reavaliada no segundo trimestre com teste oral de tolerância à glicose (TOTG) entre a 24a e 28a semanas de gestação, conforme diretriz da sociedade brasileira de diabetes. Converse com seu médico obstetra e siga suas orientações.