Você sabe o que é hemoglobina glicada?

Hemoglobina glicada ou HBA1C é um exame laboratorial que representa a média das glicemias durante os últimos 3 meses. Serve para diagnóstico de diabetes e para controle da doença. Os valores de referência são diferentes nestes dois casos. Para diagnóstico, os valores de referência atuais do exame hemoglobina glicada são:
– pré-diabetes 5,7 a 6,4%;
– diabetes 6,5% ou mais.
Para controle do diabetes, o valor de referência aceito é 7,0%, que equivale a uma média de glicemia de 154mg/dl. No entanto, essa meta deve ser individualizada para cada paciente, considerando idade, tempo de diabetes, medicamentos utilizados, outras doenças associadas e complicações.
A HbA1c é um produto da glicação da hemoglobina que ocorre ao longo de todo o período de vida do glóbulo vermelho, que é em torno de 120 dias. Apesar de refletir a média da glicemia dos últimos 3-4 meses, o último mês tem maior impacto nos níveis da HbA1c.
Algumas condições podem promover um falso aumento do valor real da HbA1c: uremia, doses elevadas de AAS, anemia por deficiência de ferro, ácido fólico ou vitamina B12 e esplenectomia. Por outro lado, podem causar falsa redução dos níveis do exame: anemias hemolíticas, doença renal crônica, hemodiálise, uso de eritropoetina, gravidez, perda de sangue. Ainda, variantes da hemoglobina (S, C, E e F), anemia falciforme, talassemia podem alterar a interpretação tanto para falsamente elevado ou reduzido.
A hemoglobina glicada não serve de parâmetro isolado de bom controle, já que não reflete a variabilidade glicêmica que será assunto para um próximo post.
Até a próxima!